quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Reforma no Sistema Educativo

O PAPEL DA ALEGRIA NA EDUCAÇÃO









Um dia... será dada formação a educadores draguendes... e será criada uma rede pelo país. Aí, pais, directores de escola interessados e patrocinadores, poderão beneficiar dos seus serviços, permitindo que uma nova Luz se espalhe e multiplique no sistema educativo. Para possíveis interessados, nos quais esta mensagem possa ressoar, estejam atentos.


Partilho aqui um exemplo do que foi realizado numa escola. Posso dizer que poucos meses depois, onde existia violência nos recreios há alegria. Há companheirismo entre os professores. Tanto crianças como adultos foram, na sua maioria, "activados" para uma nova forma de estar, que nasceu assim...



Aos que riem,

TODOS temos a chama acesa e desejamos provocar mudança.
Há muito tempo que fomos habituados a dois caminhos:
O “lutar contra” ou o “ficar parados”.
Há outra via, o promover o que é positivo em vez de lutar contra o que é negativo.

Apresento-vos uma acção que demorou 3 horas no máximo, foi divertida, saudável, gratuita, deixou todos felizes, provocou mudanças em instituições, aproximou os moradores e a escola…
Passou-se num bairro social.

Os passos:

1º) Pergunta a professoras de uma escola do 1º Ciclo se querem passear pelo bairro para conhecerem o “mundo” que respira à volta da sua escola, com a “nossa” companhia;
2º) Perguntar o que acham dos seus alunos escreverem o que desejam para o bairro em cartolinas, e gritá-lo à frente das instituições no terreno.

Os resultados:

70 crianças e adultos a levarem luz onde ela faz mais falta, para surpresa e grande agrado da população!

A primeira foto diz respeito ao grito final do passeio com fogo de Dragão!

Os professores ficaram contentes e mais seguros por terem sido recebidos com carinho no bairro, e por terem dado felicidade aos seus alunos;

As crianças sentiram-se importantes porque lhes perguntaram a sua opinião, valorizadas, partilharam orgulhosas onde moravam os seus familiares. Muito felizes por os professores estarem curiosos em conhecer o seu bairro, conotado usualmente como local “a evitar”. Aumento da auto- confiança, auto- estima e Amor próprio. PODEROSOS!

Os adultos moradores… ficaram comovidos por a “escola” ir até eles, por não sentirmos medo perante o que é diferente… que adulto, por mais desconfiado por natureza que seja, pode resistir a 70 crianças felizes a gritar em plenos pulmões “ALEGRIA”? Há momentos que não se conseguem registrar em fotos, tivemos parte do caminho inclusive banda sonora de um carro de srs. de aspecto “duvidoso” que nos acompanharam oferecendo música alegre parte do caminho para as crianças dançarem.

PODEROSOS VOCÊS!
São professores e mais nenhum colega vosso entra numa “maluqueira” destas? Escrevam postais com os seus alunos, mas perguntem sempre o que as crianças desejam! O que elas pensam.

Registem estes momentos, nem que seja daqui a 1 ano! A quem organizar estes eventos, por favor, enviem-me uma pequena história com fotos para divulgar!

Vamos! A (r) evolução da Alegria é tãaaoooo alegre…!

Sem comentários: